para efeitos de homologação do dispositivo médico quer pela prática clínica nas clínicas existentes, não foram reportados efeitos colaterais negativos decorrentes da aplicação do tratamento.

 

No entanto, especialmente no dispositivo destinado ao tratamento das ancas e coluna vertebral, poderá ocorrer:

Pacientes com elevada intensidade e frequência de dor articular, durante o tratamento, devido ao posicionamento (deitado e imóvel) e dada a rigidez do suporte (cama), podem observar um aumento significativo da dor. Recomenda-se a toma prévia de um analgésico.

Pacientes com obstipação, após tratamento da anca e zona lombar, podem de forma quase imediata necessitar evacuar, podendo o efeito manter-se por vários dias (redução dos intervalos).

Nenhum paciente deverá ser submetido a mais de duas horas de terapia (com intervalo de 4 horas) de molde a evitar induração muscular.

Na articulação em tratamento, é totalmente desa- conselhado efectuar outras terapias de reabilitação física. O tratamento pode no entanto, ser completado por terapia farmacológica.

 


Segundo o fabricante Medtronics, EUA (líder na fabricação de marca-passos) pelo facto da PST ter uma intensidade do campo abaixo de um determinado limite, seria seguro efectuar tratamento a qualquer articulação do corpo humano. No entanto, a PST por razões legais e de segurança acrescida aconselha evitar o tratamento nestes casos.

primeira página segunda página página actual página anterior  

Mapa do Site Legal