Qualquer articulação do sistema músculo-esque- lético, em movimento (existência de pressão mecâ- nica) produz um campo eléctrico. Esse campo é es- sencial para o processo de auto regeneração das cartilagens, ossos e tecidos conjuntivos (músculos, tendões e ligamentos).

A carga na articulação faz sair a água da matriz extra-celular da cartilagem (é semelhante ao exemplo de pressionar uma esponja com água, visto que 80% da cartilagem é água). Essa água está ligada aos proteoglicanos (de carga eléctrica negativa) sob a forma ionizada, além de conter iões sódio (Na+). Juntamente com a água, saem então cargas positivas, ficando os proteoglicanos (de carga eléctrica negativa) por neutralizar. Temos então uma diferença de potencial, "streaming potencial", originada pela saída de água e consequente saída de carga positiva da matriz extra-celular da cartilagem, que vai gerar o sinal piezoeléctrico para se produzirem mais proteoglicanos e condrócitos.

 

É o que sucede na cartilagem sã. Na cartilagem doente, sujeita a carga excessiva, este mecanismo está alterado ou já não existe. É aqui que actua o PST. O PST recria o “streaming potencial” da articulação sã, sem carga e sem movimento de fluído, através de campos electromagnéticos pul- sáteis e de intensidade variável.

Factores como a idade, excesso de peso, desgaste e doenças ou lesões articulares provocadas pela prática do desporto, causam o distúrbio desse campo eléctrico e impedem, assim, os processos de recons trução e regeneração das articulações.

 

O tratamento PST consiste no envio, ao nível da articulação afectada, de campos electromagnéticos pulsados de fraca intensidade e frequência variável que reconstroem o campo eléctrico, reactivando as- sim o processo de regeneração dos tecidos afec- tados, nomeadamente pela via da estimulação dos condrócitos (células adultas das cartilagens).

 

O tratamento PST carece sempre de prescrição médica e consiste em 9, 12 ou mesmo 15 sessões de 60 minutos, com possibilidade de interrupção máxima de 48 horas, após conclusão de quatro tratamentos. É possível efectuar duas sessões por dia, com intervalo mínimo de quatro horas.

 

O paciente permanece vestido. A articulação a tratar é-lhe colocada, por terapeutas qualificados, no interior de uma bobine que emite um sinal específico (objecto de patente).

 

 

Mapa do Site Legal