Preparámos um breve glossário contendo termos médicos e técnicos, organizado por ordem alfabética

A . B . C . D . E . F . G . H . I . J . K . L . M . N . O . P . R . S . T

Download

Patologia / Termo Técnico

Explicação

Doença óssea de Paget

Distúrbio crónico do esqueleto, em que algumas áreas dos ossos crescem anormalmente, expandindo-se e tornando-se flexíveis e frágeis. Pode afectar qualquer osso, mas os mais comumente afectados são o pélvis, o fémur, o crânio, a tíbia, a espinha vertebral, a clavícula e o úmero. Normalmente, os osteoclastos (células que têm por função absorver e remover o tecido ósseo velho) e os osteoblastos (células formadoras de ossos) trabalham em equilíbrio para manter a estrutura e integridade óssea. Na doença de Paget, tanto os osteoblastos como os osteoclastos se tornam hiperactivos em algumas áreas dos ossos, as quais crescem anormalmente e se tornam frágeis.

Dor

Sensação penosa ou desagradável; sofrimento (Dicionário Porto Editora).

Dor aguda

Dor que tem, habitualmente, uma causa definida, i.e., após uma lesão ou como resultado de uma doença e com uma data de aparecimento identificável. É normalmente de curta duração.

Dor crónica

A dor crónica é frequentemente definida como a dor que persiste por mais de 3 meses ou que ultrapassa o processo de cura. Alguns autores escolheram os 6 meses como termo.

Dorsalgia

s.f., Dor na região dorsal.

Dupuytren (doença de)

Doença de etiologia desconhecida, caracterizada por esclerose com retracção da aponevrose palmar, começando por nódulos palmares e provocando a flexão progressiva de um ou mais dedos (especialmente os 4.º e 5.º dedos). Afecta frequentemente as duas mãos. (Dupuytren, Guillaume, cirurgião e anatomopatologista francês, professor em Paris, 1778-1835.)

página anterior 

Mapa do Site Legal