Preparámos um breve glossário contendo termos médicos e técnicos, organizado por ordem alfabética

A . B . C . D . E . F . G . H . I . L . M . N . O . P . Q . R . S . T

Download

Patologia / Termo Técnico

Explicação

Osteonecrose

A morte do osso em massa, que se distingue da cárie ("morte molecular") ou focos relativamente pequenos de necrose no osso.

Osteopenia

Redução da calcificação ou densidade óssea; termo descritível aplicável a todos os sistemas ósseos nos quais se observa essa condição; não tem implicação de causalidade. Redução da massa óssea em virtude de síntese inadequada de osteóide.

Osteopetroses

Distúrbios hereditários que aumentam a densidade óssea e causam anormalidades no esqueleto

Osteoporose

Redução progressiva da densidade dos ossos, que os enfraquece, levando a fracturas. Os ossos contém minerais, tais como cálcio e fósforo, que os tornam duros e densos. Para manter a densidade óssea, o organismo precisa fornecer suprimento adequado de cálcio e de outros minerais e produzir quantidades apropriadas de muitos hormónios, com por exemplo hormónio paratireóide, hormónio de crescimento, calcitonina, estrogênio na mulher e testosterona no homem. O organismo também precisa da vitamina D para absorver o cálcio do alimento e incorporá-lo aos ossos. Se o corpo não for capaz de regular o conteúdo mineral dos ossos, estes se tornam mais frágeis, resultando em osteoporose.

Osteoporose da pós-menopausa

Redução progressiva na densidade dos ossos causada pela falta de estrógeno, principal hormónio feminino, o qual ajuda na regulação da incorporação do cálcio pelos ossos da mulher. Geralmente, os sintomas aparecem entre os 51 e 75 anos de idade.

Osteoporose juvenil idiopática

Tipo raro de osteoporose, cuja causa ainda não foi identificada. Ocorre em crianças e jovens adultos com níveis e funções hormonais e vitamínicos normais, sem qualquer razão para apresentarem a doença. Leva a dor ou fracturas com remissão espontânea em poucos anos.

Osteoporose secundária

Redução progressiva da densidade dos ossos causada por outra condição médica (falha renal crónica, distúrbios hormonais) ou por medicamentos (corticosteróides, barbitúricos, anticonvulsivos).

Osteoporose senil

Redução progressiva da densidade dos ossos, provavelmente decorrente da deficiência de cálcio relacionada ao envelhecimento e de um desequilíbrio entre a taxa de lixiviação e a de nova formação óssea. Geralmente afecta pessoas acima de 70 anos de idade, sendo duas vezes mais comum em mulheres.

página seguinte página anterior 

Mapa do Site Legal