O que é a Osteoporose?

A Osteoporose é uma doença metabólica que não tem cura. Por ora a prevenção é a melhor forma de a combater. Caracteriza-se pela perda de densidade e qualidade óssea, que torna os ossos porosos e com risco elevado de fractura. Ou seja o esqueleto fica mais frágil e consequentemente mais propenso a fracturas. As fracturas mais comuns são: coluna, costelas, pulso, anca, pélvis e braço.

 

A Osteoporose, devido às fracturas ósseas que causa, constituem importante causa de morte e de incapacidade. Osteoporose: Não é só uma doença "de mulher idosa". A Osteoporose é um problema universal muito significativo uma vez que a população mundial está a aumentar e a envelhecer. Existem muitos preconceitos acerca da Osteoporose, por exemplo ser considerada uma "doença de mulher idosa". É uma ideia completamente errada. Na realidade a perda de densidade óssea pode surgir mesmo aos 25 anos. Mundialmente, o risco de uma mulher ter uma fractura derivada à Osteoporose é de aproximadamente 40%. Estudos recentes têm mostrado que a prevalência de Osteoporose nos homens é mais elevada que o que se julgava inicialmente - aproximadamente cada um em cinco homens sofre de Osteoporose.

Critérios para Diagnóstico da Osteoporose

Grau

Comentário/Explicação

Normal

Valor para densidade óssea até 1 desvio-padrão* abaixo da média do adulto jovem de mesmo sexo e raça.

Osteoponia

Valor para densidade óssea entre 1 a 2,5 desvios-padrões abaixo da média do adulto jovem do mesmo sexo e raça.

Osteoporose

Valor para densidade óssea mais do que 2,5 desvios-padrões abaixo da média do adulto jovem do mesmo sexo e raça.

Osteoporose Severa

Valor para densidade óssea mais do que 2,5 desvios-padrões abaixo da média do adulto jovem do mesmo sexo e raça na presença de uma ou mais fracturas decorrentes de fragi-lidade óssea.

(*) 1 desvio-padrão é igual a 10%.

página seguinte primeira página página actual terceira página página anterior  

Mapa do Site Legal