A dor na coluna é a segunda principal causa de falta ao trabalho.
Em 2010, 25% dos gastos em saúde nos países em desenvolvimento serão direccionados para os custos de patologias ligadas a traumas.
A incidência de fracturas relacionadas à osteo- porose dobrou na última década; uma em cada três mulheres com idade acima de 50 anos sofrerá uma fractura causada por osteoporose.
Metade das doenças crónicas, na população aci- ma dos 65 anos, são doenças articulares ou com elas relacionadas.

A degeneração da cartilagem das articulações é um factor preponderante no surgimento de artrose. A cartilagem saudável é naturalmente “programada” para funcionar durante toda a vida do indivíduo. Contudo, para que isto possa acontecer é essencial que os processos metabólicos, que envolvem os tecidos da cartilagem, sejam mantidos com estímulos fisiológicos contínuos, produzidos através do movimento articular.

 

Todos os processos e factores que impedem a reconstrução, regeneração e conservação da cartilagem, causam degeneração progressiva desta. Incluem-se processos de “over-use” por pressão estática contínua, seja por excesso de peso seja por uso excessivo (concentração de peso num ponto especifico) e processos de “under-use”, ou seja, falta de exercício físico.


Há vários factores de risco incluindo, a idade, sexo, alimentação e a predisposição genética. Estes, associados a factores biomecânicos, tais como lesões traumáticas das articulações, sobrecarga (uso excessivo ou obesidade), e deformações das articulações, causam frequentemente a artrose. Contudo, nenhum destes factores individualmente permite prever o risco de um indivíduo vir a sofrer desta patologia.

página seguinte primeira página segunda página página actual quarta página página anterior 

Mapa do Site Legal